Falso: Posts difundem perfil falso de Deise Moura para associá-la a Bolsonaro

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdadeiro o perfil atribuído a Deise Moura dos Anjos, presa pela polícia sob suspeita de envenenar um bolo com arsênio e matar três pessoas da mesma família em Torres (RS). Diferentemente do que é exibido pelas peças de desinformação, no perfil original não há qualquer mensagem de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As peças de desinformação somavam 5.000 compartilhamentos no Instagram até a tarde desta segunda-feira (13). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Posts enganam ao difundir uma montagem nas redes sociais para fazer crer que se trata do perfil no Facebook de Deise Moura dos Anjos, presa pela polícia como suspeita de envenenar um bolo e matar três pessoas da mesma família na cidade gaúcha de Torres.

Na montagem compartilhada pelas peças enganosas aparece uma suposta imagem de capa contendo a bandeira do Brasil, e outra sobreposta — um indicativo de manipulação digital — com os nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu vice, general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), atual senador da República.

O endereço do perfil original foi localizado e sua autenticidade foi confirmada por Cassyus de Camargo Pontes, advogado de defesa de Deise Moura, em contato com o Aos Fatos. No perfil não há mensagem ou imagem pública de apoio a Bolsonaro ou a outros políticos, o que foi corroborado pelo advogado.

“Não há qualquer postagem referente a questão ou posicionamento político de forma pública nas redes sociais de Deise”, afirmou Cassyus…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos