Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que 53 milhões de brasileiros têm direito à restituição do ICMS cobrado indevidamente na conta de energia elétrica. Publicações que fazem essa alegação usam a identidade visual do G1 e um vídeo editado da Jovem Pan News para aplicar um golpe. As peças enganosas redirecionam usuários a um site fraudulento que cobra uma taxa de R$ 29,90 em troca do recebimento de um benefício que não existe.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.800 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (11).
Publicações nas redes têm usado a identidade visual do G1 e uma reportagem editada da Jovem Pan News para alegar que 53 milhões de brasileiros teriam direito a uma suposta restituição do ICMS cobrado nas contas de energia elétrica. Trata-se, no entanto, de um golpe. O vídeo veiculado pelos posts enganosos não afirma em nenhum momento que consumidores podem pleitear o benefício e o valor das supostas restituições fornecido pelo site fraudulento é o mesmo para qualquer número de CPF.
A reportagem editada da Jovem Pan News compartilhada pelas peças de desinformação substitui a fala original de um dos entrevistados por um áudio falso que faz crer que pessoas que pagam a conta de luz há mais de cinco anos podem ter até R$ 23 mil de restituição. A legenda do vídeo também foi alterada para sustentar o anúncio do golpe (veja abaixo) …
Veja a apuração completa no site Aos Fatos