Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Várias postagens no Facebook afirmam que Aisha Jumwa, Ababu Namwamba e Moses Kuria são enviados recém-nomeados após terem sido demitidos do cargo de ministros. Mas não há registo oficial disto e tanto Kuria como Namwamba negaram as acusações.
Os posts também alegam que Ababu Namwamba, o antigo ministro dos assuntos da juventude, e Moses Kuria, o antigo ministro do Comércio, foram nomeados como enviados.
Jumwa, Namwamba e Kuria foram destituídos dos seus cargos de secretários de gabinete em 11 de julho de 2024, quando o presidente William Ruto dissolveu o seu gabinete na sequência de protestos a nível nacional.
As manifestações foram desencadeadas pela Lei das Finanças de 2024, que incluía propostas controversas de aumento de impostos. O projecto de lei enfrentou oposição significativa , especialmente por parte dos jovens, que consideraram que seria prejudicial aos seus interesses económicos.
Um novo gabinete de “base ampla” tomou posse em 8 de agosto . Os três ministros na reivindicação em circulação não foram retidos…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦