Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Usuários de mídia social afirmam que o governo do Canadá faz com que os consumidores paguem “aluguel de terras” ao povo das Primeiras Nações, dizendo que um imposto semelhante será introduzido na Austrália se a voz do parlamento for estabelecida.
Isto é falso. O governo canadense não tem iniciativa de direcionar recursos de consumidores para grupos indígenas. Especialistas em relações indígenas no Canadá disseram à AAP FactCheck que a alegação é absurda.
As postagens estão espalhando informações erradas sobre a voz dos aborígines e dos ilhéus do Estreito de Torres , alegando que o órgão consultivo proposto levará a novas cobranças e impostos na Austrália semelhantes ao suposto imposto canadense.
As alegações são baseadas em uma foto de um recibo de pizzaria da província canadense de British Columbia .
A conta da pizzaria em Tofino inclui uma sobretaxa de um por cento para apoiar os esforços para conservar e revitalizar a terra e a cultura das Primeiras Nações.
Alega-se que a sobretaxa é uma iniciativa do governo para contribuir com uma porcentagem do produto interno bruto (PIB) como “aluguel da terra”…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺