FALSO: Postagem sobre ‘Renda Social’ direciona a site que aplica golpe prometendo liberar dinheiro

Apurado pelo site Estadão Verifica

Página online cobra taxa para ensinar usuários a sacarem valores do FGTS e do cartão de crédito; no entanto, governo não cobra por saques de benefícios
O que estão compartilhando: que é possível consultar e sacar dinheiro de benefícios pelo site “Renda Social”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Um vídeo postado no Facebook incentiva os usuários a caírem em um golpe financeiro. O governo federal não cobra taxa para recebimento de qualquer benefício. Consultas sobre valores a receber devem ser feitas nos canais oficiais, como o do Banco Central e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Saiba mais: No vídeo, um homem grava a tela do celular de outro, que explica como sacar benefícios aos quais você supostamente teria direito. Para isso, diz ele, basta acessar o site “Renda Social”, inserir o número do CPF e consultar o valor. No exemplo demonstrado pelo homem, aparece na tela um saldo de R$ 1.495,93. A partir disso, continua ele, o usuário teria que gerar uma chave Pix para o recolhimento de uma taxa. Por fim, o homem afirma que após esse pagamento o usuário receberá um e-mail explicando como sacar o suposto benefício. Ao final do vídeo é disponibilizado um link para o site “Renda Social”…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica