FALSO: Postagem sobre itens ‘desaparecidos’ nas gestões de Lula e Dilma apresenta número desatualizado

Petistas devolveram 551 itens à União e processo foi cumprido em 2020, segundo decisão de ministros do TCU

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: postagem afirma que 716 presentes recebidos nos governos de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva foram extraviados do patrimônio público da União. Segundo a publicação, 4.564 bens desapareceram nos últimos treze anos, com base em uma reportagem publicada pela Istoé, em 2016.

O Estadão investigou e concluiu que: está fora de contexto. Lula e Dilma levaram consigo 551 bens recebidos entre 2003 e 2016, mas devolveram os itens para o acervo público em 2019, após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e uma série de auditorias realizadas para localizar os objetos. Em decisão de ministros do Tribunal, o processo foi cumprido em 2020.

Saiba mais: Até o ano de 2016, as únicas regras sobre itens recebidos pelos presidentes da República nas cerimônias e encontros constavam no Decreto 4.344/2002. Na época, a interpretação de presidentes era de que apenas objetos “entregues em cerimônia oficial de troca de presentes” seriam patrimônio da União. Com isso, bens que não haviam sido dados por governos estrangeiros em cerimônias oficiais eram, costumeiramente, incorporados aos acervos privados…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica