Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que “foram colocados” cerca de R$ 300 bilhões para “ganhar as eleições”. Legenda sobreposta ao vídeo diz: “Lula conta como comprou todos”.
O Estadão Verifica investigou e conferiu que: é enganoso. O post recorta e distorce uma entrevista de Lula para parecer que ele confessa ter comprado votos. Na verdade, ele se referia ao seu adversário nas eleições de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O petista o acusou de aprovar cerca de R$ 300 bilhões para tentar se reeleger. Ele cita taxistas e motoristas em referência aos beneficiários que receberam auxílio naquele ano eleitoral. O recorte que viralizou nas redes é parte de uma entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (confira aqui).
A entrevistadora perguntou ao presidente como ele via o avanço de candidatos da direita e se ele tinha receio de sofrer etarismo (discriminação por idade contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos). Mais adiante em sua resposta, o petista citou indiretamente seu adversário nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro:..
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica