Apurado pelo site UOL Confere
Uma fala da deputada federal Érika Hilton (PSOL) é tirada de contexto para dar a entender que a elaboração da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) contra a escala 6×1 não considerou estudos sobre o tema.
Na verdade, as postagens desinformativas exibem apenas um trecho de uma entrevista da parlamentar à GloboNews. No programa completo, ela diz que a proposta considerou estudos de outros lugares do mundo com jornadas de trabalho mais flexíveis. A deputada, no entanto, afirmou que não há análises específicas sobre possível aumento no preço de medicamentos.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Logo abaixo, é colocado o vídeo de uma entrevista da deputada à Globonews. Nele, o jornalista Gerson Camarotti pergunta para a parlamentar: “Para pegar esse exemplo: a senhora tem um estudo sobre viabilidade, quanto que isso custaria o encarecimento de medicamentos? Porque, de fato, se tem que colocar mais pessoas para trabalhar e manter aquela farmácia aberta, isso tem um custo. Eu queria saber da senhora qual foi o estudo feito para a apresentação desse projeto?”. Na sequência Érika diz: “Camarotti, nós não temos um estudo tão específico como esse dando respostas a essas questões”.
Ao final do vídeo, a música Frolic (aqui) e créditos usados como meme: “Directed by ROBERT B WEIDE, Executive producer LARRY DAVID, Executive producer JEFF GARLIN”…
Veja a apuração completa no site UOL Confere