Falso: Post tira de contexto apreensão da PF de ‘cofre’ de Lula com joias e obras de arte em 2016

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais o print de uma reportagem dizendo que a Polícia Federal (PF) encontrou um cofre com joias e obras de arte dadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os seus dois primeiros mandatos (2003-2010). Segundo a publicação, o acervo estava guardado desde 2011. A informação foi retirada de contexto.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

PF encontra cofre de Lula com joias e obras de arte. Localizado em sala em agência do Banco do Brasil, o acervo está guardado em 23 caixas lacradas desde janeiro de 2011

A informação que circula nas redes é antiga e foi tirada de contexto. Uma reportagem do Estadão, publicada em março de 2016, informa que a Polícia Federal achou uma sala-cofre em uma agência central do Banco do Brasil, em São Paulo, com itens dados a Lula. O print compartilhado é de uma matéria publicada pela revista Veja na mesma época sobre esse caso. Havia caixas com 133 peças, dentre elas, medalhas, joias e obras de arte dadas por chefes de Estado, cidadãos e entidades ao petista em seus dois primeiros mandatos (2003-2010)…

Veja a apuração completa no site Lupa