Falso: Post inventa encontro noturno entre Janja e Macron em Roma

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que um vídeo de câmera de segurança mostre a primeira-dama brasileira Janja Lula da Silva deixando o hotel do presidente francês Emmanuel Macron em Roma, na Itália, durante a madrugada. Post verificado pelo Comprova mostra imagens feitas em 2024, no Brasil. O governo federal negou o encontro e informou que Janja acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante toda a viagem para o funeral do papa Francisco.

Conteúdo investigado: Vídeo afirma que câmeras de segurança gravaram a primeira-dama deixando o hotel onde o presidente francês estava hospedado na madrugada após o velório do papa Francisco. O conteúdo alega que os dois passaram duas horas juntos.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: É falso. Não há evidências de que a história narrada no vídeo ocorreu. Veículos de imprensa brasileiros e franceses não fazem menção a este assunto. Além disso, as fotos que mostram Janja e Macron próximos um ao outro e que são utilizadas para ilustrar o post não são recentes. Elas foram registradas durante a visita do presidente da França ao Brasil, em março de 2024.

A Secretaria de Comunicação do governo federal informou que não houve encontro entre a primeira-dama e o presidente da França. “Janja acompanhou o presidente Lula em todos os momentos da viagem a Roma”, informou a pasta.

Janja e Lula chegaram juntos em Roma no dia 25 de abril. Ambos participaram do velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Na manhã seguinte, estiveram no funeral do líder religioso e, em seguida, embarcaram de volta para o Brasil. O casal ficou hospedado na Embaixada do Brasil na capital italiana…

Veja a apuração completa no site UOL Confere