Falso: Post exagera ao relacionar infecção de garganta, rinite e sinusite com o consumo de leite

Apurado pelo site Estadão Verifica

Reações podem ocorrer, mas em casos muito raros dentro de um universo de até 5% da população que é alérgica à proteína da bebida
O que estão compartilhando: vídeo postado no Instagram em que um médico afirma que a ingestão de leite por crianças provoca infecções de via aérea, como garganta, rinite e sinusite. Ele ainda afirma: “a gente não tem noção do tanto que o leite tem um potencial inflamatório nas pessoas”. E conclui: “então, leite jamais”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Não há comprovação científica que trace uma relação entre ingestão de leite e ocorrência em crianças de infecções de via aérea, como de garganta, ou problemas respiratórios, como rinite e sinusite. No vídeo postado pelo médico, essas afirmações são feitas de forma generalizada. As enfermidades podem acontecer, mas são casos muito raros dentro de um universo de até 5% da população que é alérgica a proteínas do leite. Nessa parcela, a grande maioria das reações são gastrointestinais, como diarréia e sangue nas fezes, e cutâneas, como urticárias. Já estudos científicos que buscaram avaliar reação inflamatória relacionada ao leite vão em direção oposta ao que é dito no vídeo: as evidências são de que o leite tenha ação anti-inflamatória no organismo…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica