Falso: Post engana ao dizer que Operação Carro-Pipa foi abandonada pela União

Apurado pelo site UOL Confere

O governo Lula não abandonou a Operação Carro-Pipa. Em 25 de novembro, o programa sofreu uma interrupção, anunciada pelo Exército Brasileiro na Paraíba, por falta de descentralização de recursos financeiros. No dia seguinte, o governo descentralizou cerca de R$ 38 milhões para o abastecimento de água, que foi restabelecido no dia 27. A descentralização ocorre quando um órgão federal recebe orçamento de outro órgão da União para executar ações e políticas públicas. Neste caso, o Exército, responsável pela contratação de carros-pipa para a distribuição de água, recebeu o valor do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Conteúdo investigado: Post afirma que o governo Lula abandonou a Operação Carro-Pipa e deixou 270 mil pessoas sem água no Nordeste. A alegação é acompanhada de uma foto do presidente e outra de um caminhão abastecendo uma cisterna.

Onde foi publicado: X.

Conclusão do Comprova: É enganoso que o governo federal tenha abandonado a Operação Carro-Pipa, que abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas no semiárido nordestino. O que aconteceu foi uma interrupção por falta de descentralização de recursos, mas a ação já foi restabelecida.

No dia 25 de novembro, o Jornal da Paraíba noticiou que o Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército comunicou à Defesa Civil da Paraíba que, a partir da mesma data, haveria a suspensão da operação devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo governo federal.

No entanto, no dia seguinte (26), o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que repassou (descentralizou) R$ 38.096.775 para o Exército Brasileiro para o pagamento de pipeiros e retomada imediata do programa. No dia 27, conforme divulgado pela imprensa, o serviço foi restabelecido…

Veja a apuração completa no site UOL Confere