Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: postagem mostra duas manchetes jornalísticas: uma sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta fraude em cartão de vacinação; outra, sobre o arquivamento de uma ação contra o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) por divulgação de laudo falso sobre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). A legenda questiona: “Já imaginou o que aconteceria com Bolsonaro ou algum ALIADO se postasse um laudo falso nas redes sociais?”.
Vale lembrar que os casos de Bolsonaro e Marçal não têm relação entre si. Eles não tramitam nos mesmos tribunais e estão sob responsabilidade de juízes diferentes. Como mostrou o Estadão, o ex-coach responde a pelo menos 13 processos relativos às eleições municipais de São Paulo, e pode ficar inelegível por até oito anos.
No entanto, o comparativo não faz sentido. As ações mencionadas nas manchetes compartilhadas pela postagem tramitam em tribunais diferentes. A que se refere a Bolsonaro, publicada pela Agência Brasil, trata do indiciamento pela Polícia Federal do ex-presidente. A PF concluiu ser falso o registro de imunização contra a covid-19 que consta do cartão de vacinação de Bolsonaro. O ex-presidente foi indicado pelos crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde. O caso de Bolsonaro tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem o ministro Alexandre de Moraes como relator…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica