Apurado pelo site Lupa
Post que circula nas redes sociais alega que uma artista plástica mexicana presenteou uma paróquia da Cidade do México “esta semana” com uma pintura alusiva a Maria, mãe de Jesus, em razão de a Suprema Corte do país não ter aprovado a lei do aborto. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Esta pintura foi feita por uma artista plástica mexicana,doada esta semana a uma paróquia da Cidade do México.A pintora realizou a obra celebrando a decisão da Suprema Corte do Mexico de – não aprovar a lei do aborto no país. Título da obra:Nossa Senhora da VidaEstá na Paróquia São Josemaria, na capital mexicana.Vamos ajudá-la a tornar-se conhecida. Amplie a imagem
A publicação vem sendo compartilhada como se fosse atual, porém tanto a doação da obra quanto a decisão da Suprema Corte citada no post são antigas. Por meio de uma busca reversa de imagem, a Lupa identificou que o desenho que aparece no post foi divulgado originalmente em 14 de abril de 2020 pela artista Ana Laura Salazar, no Instagram. No post, ela critica o aborto e afirma que batizou o quadro como “María Madre de la Vida”…
Veja a apuração completa no site Lupa