Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A teoria dos chemtrails afirma que os aviões liberam produtos químicos no céu para mudar o clima. No entanto, isso é falso. Na verdade, são rastros de condensação deixados por aviões em seu rastro.
A teoria dos chemtrails afirma que os aviões liberam produtos químicos no céu para mudar o clima ou ter vários efeitos prejudiciais à saúde.
No entanto, isso é falso. Na verdade, são rastros de condensação deixados por aviões em seu rastro quando ocorrem certas condições de temperatura e umidade. Os chemtrails não têm base científica e todos os estudos realizados por organizações meteorológicas demonstram a inexistência desse fenômeno.
Nas redes sociais, muitos dos grupos que costumavam espalhar desinformação sobre a pandemia e o coronavírus agora o fazem sobre mudanças climáticas e chemtrails .
Embora não seja nova, a teoria da conspiração chemtrails de rastros brancos vistos no céu se tornou viral nos últimos meses. De acuerdo con publicaciones y videos que circulan en las redes sociales (ver acá , acá , acá y acá ), los aviones largan unas supuestas sustancias químicas con diversos objetivos “ocultos” y “secretos” que van desde modificar el clima hasta perjudicar la salud da população.
Para apoiar essa teoria, os desinformadores usam centenas de imagens de rastros de aviões como suposta evidência dos produtos químicos. No entanto, isso é falso. Na verdade, são rastros de condensação que os aviões formam em sua viagem, quando ocorrem determinadas condições de temperatura e umidade.
É uma teoria da conspiração sem nenhum tipo de evidência científica que busca desinformar. Porquê e como? Nós dizemos a você nesta nota…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷