Apurado pelo site E-Farças
O vídeo se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2024 e mostra duas de pessoas encenando um telegrama animado para duas mulheres em uma rua. Em certo momento, um dos integrantes do grupo, um policial fantasiado de ursinho de pelúcia, dá voz de prisão para as mulheres e as prende, ali na frente de todos.
O caso teria ocorrido no Peru, no Dia dos Namorados do país, e os policiais teria inventado a homenagem para enganar e prender suspeitas de tráfico de drogas, mas será que isso é verdade mesmo?
A história é real, mas o vídeo com a ação da polícia, que viralizou, é falso!
Assista à nossa checagem sobre esse assunto em vídeo:
As imagens compartilhadas nas redes sociais em fevereiro de 2024 são uma reconstituição da operação policial realizada dias antes, em Lima (Peru). De fato, no dia 14 de fevereiro de 2024, um policial se fantasiou de urso e caminhou com uma placa com os dizeres “você é meu motivo para sorrir” na direção da casa de duas mulheres suspeitas de tráfico de drogas.
A operação, chamada de “O urso de amor pela segurança”, prendeu as duas, mãe e filha, que estavam achando se tratar de uma declaração de amor enviada por algum admirador.
O vídeo original do momento da prisão é esse, disponibilizado no perfil oficial da Polícia Nacional do Peru no Twitter:
..
Veja a apuração completa no site E-Farças