Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem diz que a fosfoetanolamina supostamente curaria qualquer tipo de câncer. Segundo a publicação, a chamada “pílula do câncer” ajudaria o organismo a identificar células tumorais e eliminá-las. É falso.
As publicações ainda alegam que a substância química seria a “original da USP [Universidade de São Paulo]” e que teria sido aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos similar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“ [A pílula do câncer] age nas células cancerosas como marcadores, é como se as capsulas colocassem sinalizadores nas células doentes, fazendo com que elas fiquem mais visíveis para o sistema imunológico (…) Ele [fosfoetanolamina] está sendo comercializado como suplemento vitamínico, só que a pessoa toma e se tiver tumor: ‘babal’ [elimina o tumor].FOSFOETANOLAMINA ORIGINAL® USP Líder de mercado nos Estados Unidos, com certificado FDA e alta qualidade chega ao Brasil”…