Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo viral mostra um incidente no Chattogram, onde membros da Liga Chhatra foram empurrados de um prédio pelos manifestantes anti-cotas. Não tem ângulo comunitário.
A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, demitiu-se e fugiu do país em 5 de agosto, depois de semanas de protestos contra um sistema de quotas para cargos públicos se transformarem em violência e se transformarem num desafio mais amplo ao seu governo de 15 anos. As redes sociais estão repletas de muitos vídeos, imagens e notícias alegando que neste contexto estão a ocorrer grandes ataques contra a minoria hindu no Bangladesh.
Em meio a isso, notamos que um vídeo mostrando pessoas sendo empurradas do telhado de um prédio está se tornando viral nas redes sociais com reivindicações comunitárias. A legenda diz: “Estudantes hindus estão sendo jogados dos telhados de albergues em Dhaka. Na verdade, terroristas muçulmanos cercaram o edifício por todas as portas e entraram nos albergues hindus com espadas e facas e começaram a matar pessoas. Alguns estudantes estão pendurados nos telhados e paredes para sair dos edifícios. Eles estão lutando para salvar suas vidas desses muçulmanos”.
Vamos verificar a verdade
Postagem no Facebook | Link de arquivo
s-
Iniciamos nossa investigação conduzindo uma pesquisa por palavra-chave e imagem reversa no Google e os resultados nos levaram a várias notícias sobre o incidente, que ocorreu em Chattogram, não em Dhaka. De acordo com o Dhaka Tribune , “Pelo menos 15 ativistas da Liga Chhatra de Bangladesh (BCL) foram atirados de um prédio de seis andares enquanto entravam em confronto com estudantes que protestavam pela reforma das cotas em Chittagong, Bangladesh”. O vídeo mostra um confronto violento entre manifestantes e membros da Liga Chhatra, a ala estudantil da Liga Awami, que era o partido no poder na época…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳