Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quinta-feira (11) mostra que medidas implementadas pelo governo Lula (PT) foram responsáveis pelo menor índice de desigualdade dos últimos dez anos. Publicações que circulam nas redes omitem que a análise do instituto se baseou em dados coletados em 2022 — ainda, portanto, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 280 mil curtidas no Instagram e 4.000 compartilhamentos no Twitter até a tarde desta sexta-feira (12). O conteúdo falso também foi replicado por diversos perfis de fofoca e entretenimento.
Publicações nas redes enganam ao afirmar que uma pesquisa divulgada pelo IBGE nesta semana atestou que o governo Lula foi responsável por levar o Brasil ao menor patamar de desigualdade dos últimos dez anos. Os posts omitem que os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) que embasam a análise do instituto foram coletados em 2022, no último ano de governo de Jair Bolsonaro. Não há, portanto, qualquer relação com o governo Lula.
Os dados do relatório apontam que o índice de Gini — indicador que mede a desigualdade — do rendimento domiciliar per capita caiu de 0,544 em 2021 para 0,518 em 2022 e que o índice de Gini do rendimento de todos os trabalhos caiu de 0,499 para 0,486. Os dois dados do ano passado representam as menores taxas da série histórica, iniciada em 2012…