Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação é falsa. Não há registo de nenhuma nova espécie denominada “peixe-gorila”, nem em publicações científicas, nem em bases de dados de espécies animais. Fotografia com pescador foi manipulada.
Fact Check. Pescador descobriu espécie nova de peixe, o “peixe-gorila”?
Publicação é falsa. Não há registo de nenhuma nova espécie denominada “peixe-gorila”, nem em publicações científicas, nem em bases de dados de espécies animais. Fotografia com pescador foi manipulada.
A imagem mostra um homem, num barco, com um animal de grandes dimensões nas mãos e cujo aspeto causou espanto nas redes sociais. A alegada “nova espécie” tem corpo de foca, grandes barbatanas e o rosto de gorila — características que levam a que seja descrito como um “peixe-gorila”. Numa das publicações que se tornaram virais nas últimas semanas, o autor escreve que esta suposta espécie terá sido encontrada por um “pescador desaparecido” no Recife, no estado brasileiro do Pernambuco, e que voltou a dar sinais de vida com uma nova descoberta científica. Lê-se também, neste post, que a notícia é “mais uma prova de que o mundo tem mistérios que a mente humana não pode compreender”. Mas será que esta fotografia que “chocou” a internet é verdadeira?
Utilizando a ferramenta de pesquisa Google Images para encontrar a origem da fotografia, encontramos apenas ligações para publicações semelhantes à que está em análise neste Fact Check (e que já se encontram a circular nas redes sociais desde o passado mês de abril). O mesmo acontece se pesquisarmos pelo nome “peixe-gorila” no Google: apenas a referência a mais páginas que tentam verificar a veracidade desta informação. É um detalhe suspeito, uma vez que seria de esperar que, a confirmar-se uma descoberta desta dimensão, o tema seria notícia em publicações científicas e meios de comunicação.
Nestas pesquisas percebemos, igualmente, que esta suposta nova espécie já foi “descoberta” em diferentes países — desde a região do Caribe a Angola, passando pelo mar da Argélia —, o que contribui para a tese de que se trata de uma informação falsa…