Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que um acúmulo de peixes na barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN), tenha sido causado pelo fechamento das comportas da transposição do rio São Francisco na região, como alegam posts que circulam nas redes. A presença dos animais ocorreu após um transbordamento de água da estrutura causado pelas chuvas. A barragem de Oiticica ainda não armazena as águas do São Francisco e não houve interrupção de quaisquer trechos da transposição na atual gestão.
Publicações com a alegação enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook, 2.000 curtidas no Instagram e 20 mil visualizações no Kwai nesta sexta-feira (24). O conteúdo também circula no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Um vídeo que mostra uma grande quantidade de peixes mortos ou se debatendo sobre uma lâmina d’água na barragem de Oiticica tem circulado nas redes para alegar que o governo federal teria ordenado o fechamento das comportas da transposição do rio São Francisco na região, o que é falso. Segundo o Igarn (Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte) informou ao Aos Fatos, a cena ocorreu após as chuvas causarem um extravasamento de água na barragem no dia 16 de março.
Em nota, o instituto afirmou que a quantidade de água que transbordou da barragem foi insuficiente para garantir a sobrevivência dos peixes. “É importante ressaltar que houve mobilização de diversos agentes locais e da empresa responsável pela obra no sentido de aumentar o fluxo da água no local onde os peixes se encontravam, porém sem sucesso.”..