FALSO: Pedido de congressistas americanos pelo fim de aliança do Brasil com a Otan é de 2021

Vídeo de reportagem da TV Cultura é editado para parecer que governo americano teria rompido relações com Lula; reação era motivada por falas antidemocráticas de Jair Bolsonaro

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: que congressistas dos Estados Unidos pediram ao presidente Joe Biden o “fim da abertura” com o Brasil até que um novo presidente seja eleito.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O autor do material recorta trecho de reportagem da TV Cultura de modo a omitir que se trata de uma notícia antiga, de 15 de outubro de 2021, ainda referente ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar da manifestação dos congressistas americanos, o status de parceiro externo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) permaneceu ativo até o final de seu mandato e continua vigente hoje.

Saiba mais: o post analisado pelo Estadão Verifica foi publicado em 1º de maio deste ano e obteve mais de 38 mil curtidas no Instagram. Ele mostra parte de uma notícia de um telejornal junto aos dizeres “Congressistas americanos pedem o fim da abertura com o Brasil”, “o pedido é até ter outro presidente”, “assim seguimos ladeira abaixo” e um emoji de coração com a bandeira do Brasil…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica