Falso: Patricia Bullrich, no debate presidencial de 2023: ‘Conseguimos ser o partido com mais governadores na Argentina em 40 anos de democracia’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Mesmo que ganhasse as 4 eleições provinciais que serão realizadas em 22 de outubro, o Juntos pela Mudança não se tornaria o partido com mais governadores em 40 anos de democracia. Desde 1983, o Partido Justicialista sempre teve pelo menos 12 governadores próprios, número que Juntos pela Mudança não consegue alcançar nas eleições de 2023.
Mesmo que ganhasse as 4 eleições provinciais que serão realizadas em 22 de outubro, o Juntos pela Mudança não se tornaria o partido com mais governadores em 40 anos de democracia.

Desde 1983, o Partido Justicialista sempre teve pelo menos 12 governadores próprios, número que Juntos pela Mudança não consegue alcançar nas eleições de 2023.

Atualmente, o Peronismo conta com 14 governadores e o Juntos pela Mudança, com 4.

Durante o primeiro debate presidencial , a candidata presidencial Patricia Bullrich (Juntos pela Mudança) respondeu a uma pergunta de Juan Schiaretti (Fazemos por Nosso País), que lhe havia perguntado se seu governo resolveria as desigualdades entre a Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) e o interior.

“Absolutamente. Estou hoje acompanhado por todos os governadores eleitos e pelos governadores do Juntos pela Mudança. Conseguimos ser o partido com mais governadores na República Argentina em 40 anos de democracia. É por isso que digo que nosso governo será totalmente federal”, respondeu Bullrich .

No entanto, isso é falso. Atualmente, o Together for Change não é a coligação com maior número de governadores no país. Poderia ser a partir de dezembro, mas, de qualquer forma, não seria um caso recorde desde 1983…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷