FALSO: Patricia Bullrich: ‘Em nosso governo, tivemos a menor taxa de homicídio desde que foi medida’

A menor taxa de homicídios intencionais foi alcançada em 2021 (4,6 homicídios por 100 mil habitantes). A série oficial começa em 1991.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Sistema Nacional de Informações Criminais (SNIC) -que possui dados desde 1991- informa que a menor taxa de homicídios dolosos foi alcançada em 2021 (4,6 homicídios por 100.000 habitantes), durante a gestão da Frente de Todos.

Até aquele ano, o menor índice era o registrado no último ano do governo Cambiemos (5,1), período em que Bullrich foi ministro da Segurança Nacional.

A tendência de queda dos homicídios começou em 2014 e ocorre tanto no âmbito nacional quanto na Província e na Cidade de Buenos Aires, segundo os dados e os especialistas consultados.

A candidata presidencial e ex-ministra da Segurança entre 2015 e 2019, Patricia Bullrich (Juntos pela Mudança), se referiu às estatísticas sobre criminalidade durante seu governo para responder ao atual ministro da Segurança, Aníbal Fernández. “Em nosso governo tivemos a menor taxa de homicídio desde que foi medida”, escreveu ele no Twitter, e acompanhou seu tweet com um gráfico que mostra a evolução dos homicídios dolosos, ou seja, aqueles cometidos com dolo.

Esta afirmação é falsa. Dados oficiais – que começam em 1991 – mostram que a menor taxa de homicídios dolosos da série foi em 2021, quando o mandato de Cambiemos já havia terminado e a Frente de Todos governava . Naquele ano, o Sistema Nacional de Informações Criminais (SNIC) registrou uma taxa de 4,6 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2019, ano com o menor índice de homicídios do governo Cambiemos, o mesmo sistema havia registrado índice de 5,1…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷