Falso: Patricia Bullrich: ‘A Reuters tem 200 trabalhadores em todo o mundo, a Télam tem mais de 1.000’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A agência de notícias Reuters tem mais de 2.500 jornalistas em quase 200 locais ao redor do mundo. Por outro lado, a Télam conta oficialmente com 810 trabalhadores, segundo a última pesquisa do INDEC de outubro de 2023.
O Ministro da Segurança Nacional referiu-se assim à situação da agência noticiosa estatal num contexto em que o Presidente Javier Milei manifestou a sua vontade de “fechar todas as empresas estatais”.

No entanto, isto é falso: a agência de notícias Reuters tem mais de 2.500 jornalistas em quase 200 localidades ao redor do mundo.

Por outro lado, a Télam conta oficialmente com 810 trabalhadores, segundo a última pesquisa do INDEC de outubro de 2023.

A Ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich (PRO), participou no dia 23 de dezembro do programa “La Noche de Mirtha”, que é transmitido pelo canal El Trece, e observou : “Reuters, a maior empresa que ainda existe como um agência, possui 200 funcionários em todo o mundo. Télam tem mais de 1000.” No entanto, isso é falso.

A definição foi dada no contexto da declaração do presidente Javier Milei (La Libertad Avanza) a favor da privatização das empresas públicas. Na verdade, Milei expressou no mesmo programa: “Todas as empresas estatais devem ser fechadas”. 

Nesse sentido, ele afirmou: “Outro dia os de Télam estavam zangados. Bem, podemos dar a empresa às pessoas e deixá-las administrá-la, vamos ver o que fazem.”..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷