Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circulam nas redes sociais postagens que afirmam que “a NASA admitiu que as mudanças climáticas se devem a mudanças na órbita solar da Terra”. No entanto, isso é falso. A própria NASA negou esta afirmação e garantiu que os gases com efeito de estufa são a principal causa da actual crise climática.
Circulam nas redes sociais postagens que afirmam que “a NASA admitiu que as mudanças climáticas se devem a mudanças na órbita solar da Terra”.
No entanto, isso é falso. A própria NASA negou esta afirmação e garantiu que os gases com efeito de estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis para atividades humanas são a principal causa da atual crise climática.
A desinformação climática recorre frequentemente a tácticas enganosas, como a deturpação de estudos científicos ou a utilização de uma voz autorizada como a NASA para tentar justificar a sua narrativa de negação das alterações climáticas.
“A NASA admite que as alterações climáticas se devem a alterações na órbita solar da Terra, e não aos humanos ou aos combustíveis”, afirmam publicações virais que circulam nas redes sociais.
No entanto, isso é falso. A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) não admitiu que a causa da crise climática sejam as mudanças na órbita solar da Terra e chegou mesmo a negar estes argumentos: “O Sol pode influenciar o clima da Terra , mas não é responsável pela tendência de aquecimento que temos visto nas últimas décadas.”
Uma das táticas de desinformação climática é usar uma voz autoritária como a NASA para supostamente afirmar algo que a agência nunca disse, como contamos nesta nota…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷