Publicações nas redes sociais afirmam que o papa Francisco teria declarado que pedófilos teriam um “lugar especial” no céu. É falso. Não há registros da suposta fala do religioso. A imagem de um suposto tuíte sobre o assunto, que também circula nas redes, é uma montagem.
Apurado pelo site Lupa
Circulam nas redes sociais postagens que afirmam que o Papa Francisco teria declarado que “pedófilos têm um lugar especial no céu”. Textos que noticiam a fala apresentam ainda um suposto tuíte de Francisco sobre o assunto. Na publicação, o religioso teria afirmado que Deus acolhe pedófilos no céu. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Papa Francisco declara que ‘pedófilos têm um lugar especial no céu’
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros da suposta declaração do Papa Francisco em mecanismos de busca ou em portais de notícias. A imagem de um suposto tuíte sobre o assunto, que também circula nas redes, é uma montagem. Textos publicados em blogs que noticiam a suposta fala não citam a ocasião ou o contexto em que teria sido registrada.
Por meio de uma pesquisa na conta oficial do Papa Francisco no Twitter, que faz publicações em inglês, o termo “pedophiles” não foi encontrado em nenhum dos posts do pontífice…