Apurado pelo site Estadão Verifica
Vídeo nas redes sociais engana ao afirmar que governo não vai mais pagar aposentadorias após acidentes de trânsito; lei de 1991 estabelece que condutor responsável pode ter que ressarcir a União
O que estão compartilhando: que o governo federal não paga mais aposentadorias por invalidez através do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), e que uma nova lei determinou que os pagamentos fossem feitos pelo dono ou motorista do veículo que causou o acidente.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. A legislação sobre o tema não mudou. Na verdade, o governo federal continua sendo o responsável por pagar todos os benefícios da Previdência Social, por meio do INSS, mas pode pedir ressarcimento ao motorista causador do acidente que provocou a morte ou a invalidez de outra pessoa, explicam especialistas ouvidos pelo Estadão Verifica. Além disso, a indenização previdenciária – paga pelo INSS – é diferente da indenização civil, que busca ressarcir uma lesão física, e não necessariamente uma compensação econômica…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica