Publicação alega que a cidade de Oxford erradicou consumo de carne e lacticínios e limitou uso de carros particulares. É falsa, post fala de objetivos a atingir até 2030, não medidas já implementadas.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Oxford vai erradicar o consumo de carne e laticínios e o uso de carros particulares?
Publicação alega que a cidade de Oxford erradicou consumo de carne e lacticínios e limitou uso de carros particulares. É falsa, post fala de objetivos a atingir até 2030, não medidas já implementadas.
Não é a primeira vez que a cidade de Oxford, no Reino Unido, é alvo de notícias sobre um alegado reforço de restrições, para combater o impacto das alterações climáticas. Agora, uma publicação que está a ser partilhada no Facebook recorre a uma tabela, com metas climáticas a atingir até 2030, para referir que Oxford está desde junho do ano passado a adotar fortes medidas de combate às alterações climáticas, que estão a ser recebidas com “violenta contestação” por parte da população. Entre as metas referidas está a erradicação do consumo de carne e lacticínios, o fim da utilização de todos os carros particulares e, ainda, a restrição por pessoa a apenas três peças de roupa por ano.
O autor deste post rejeita que, com este alerta, esteja a espalhar “teorias da conspiração” anti-clima, acrescentando que a Câmara Municipal de Lisboa tem, igualmente, projetos semelhantes para a capital “a serem aprovados”. A publicação é acompanhada por uma tabela, escrita em inglês, e que aponta objetivos a atingir até 2030 em várias áreas, divididas em duas colunas diferentes — uma “progressiva”, outra “ambiciosa”. Nessa tabela, o autor sublinha, a cor vermelha, seis das metas referidas, todas na coluna dos objetivos “ambiciosos”: são elas o consumo de zero quilos de carne e o consumo de zero quilos de produtos laticínios até ao final da década. Alega também, neste post, que estes objetivos são para “implementar até 2030 sem voto democrático”. Mas serão estas alegações verdadeiras?
..