Falso: Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina não aceitaram o prêmio com máscaras

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

No dia 4 de outubro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação numa postagem do Facebook dois dias antes. No conteúdo social há a foto de um homem e uma mulher, ambos com máscaras no rosto, segurando nas mãos objetos que parecem prêmios ou reconhecimentos. Na mesma imagem também aparece o seguinte texto: «Katalin Karikò e Drew Weissman galardoados com o Prémio Nobel da Medicina de 2023».

A foto vem acompanhada de um comentário do autor do post que diz: «Olá, fomos nós que recebemos o Nobel por termos lançado as bases do vinho…no mensageiro, mas o engraçado da história é que para retirar foi assim que nos entregamos o prêmio.”

A referência épara a tarefado Prêmio Nobel de Medicina de 2023 a pesquisadores Katalin Kariko E Drew Weissmann pelas suas descobertas científicas que tornaram possível o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19.

Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.

A foto é real, mas não mostra Karikó e Weissman coletando o Prêmio Nobel de Medicina de 2023 com máscaras, como sugerido erroneamente na postagem em análise…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹