Falso: Os salários semanais ajustados pela inflação ‘são mais baixos hoje do que eram há 50 anos’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Em uma aparição no programa “State of the Union” da CNN em 10 de novembro, o senador Bernie Sanders, de I-Vt., rejeitou uma pergunta do apresentador Dana Bash sobre se o fraco desempenho dos democratas na eleição de 2024 se deveu a mensagens sobre políticas.

“Não é mensagem, Dana”, disse Sanders. Ele disse que a economia tem sido fraca para os americanos médios por décadas.

“É preciso colocar isso em um contexto geral em que, nos últimos 50 anos, acredite se quiser, os salários semanais contabilizados pela inflação são mais baixos hoje do que eram há 50 anos, uma transferência enorme de riqueza dos 90% mais pobres para o 1% mais rico”, disse Sanders.

No entanto, essa é uma estatística escolhida a dedo. A maioria dos dados mostra que os salários americanos ganharam terreno acima da taxa de inflação em comparação com cinco décadas atrás.

A medida que os economistas mais comumente usam para salários ajustados pela inflação, que eles chamam de “salários reais”, é conhecida como ganhos semanais médios usuais para trabalhadores assalariados em tempo integral, com 16 anos ou mais. Se o salário nesta medida for maior agora do que há 50 anos, então os salários acompanharam os preços, ou os excederam, durante esse período de tempo. Se o salário nesta medida for menor do que há 50 anos, os salários ficaram para trás do aumento da inflação…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸