Falso: Os fatos eliminam as alegações duvidosas de propagação de nuvens em Dubai

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Uma enxurrada de publicações nas redes sociais afirma que as recentes tempestades mortais no Dubai foram o resultado da propagação de nuvens.

Isto é falso. Os cientistas dizem que uma tempestade de tal tamanho e intensidade não pode ser criada através da semeadura de nuvens. O sistema climático estava se desenvolvendo vários dias antes de atingir a metrópole.

As tempestades sobre os Emirados Árabes Unidos (EAU) em 16 de abril causaram as chuvas mais fortes já registradas no país, inundando o aeroporto internacional e as estradas.

Mais de 20 pessoas morreram após a tempestade que inicialmente atingiu Omã e que atingiu os Emirados Árabes Unidos dois dias depois.

O programa de semeadura de nuvens dos Emirados Árabes Unidos foi inicialmente questionado como uma possível causa das tempestades . A semeadura de nuvens envolve a introdução de produtos químicos nas nuvens para estimular as chuvas.

Houve relatos conflitantes sobre se as operações de semeadura de nuvens foram realizadas antes da chegada da tempestade…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺