Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Nossos leitores solicitaram ( 1 , 2 ) a verificação das declarações de vídeos e tweets que, a partir da intervenção de um palestrante diante de um público aparentemente internacional, garantem que a Organização das Nações Unidas (ONU) irá investigar uma série de figuras políticas nacionais. Entre eles, os ex-presidentes Álvaro Uribe Vélez e Iván Duque; a ex-vice-presidente Marta Lucía Ramírez, o procurador-geral da Nação, Francisco Barbosa, e o empresário Luis Carlos Sarmiento Angulo.
No Twitter, mensagens sobre o assunto foram postadas pelos usuários @HelverHafc e @willj84753699. Este último foi objeto de nossa verificação em “ É falso que Uribe possa ser extraditado para os Estados Unidos pelo processo contra Beto Coral ”. Suas publicações até hoje somam 316.000 visualizações:
Os vídeos usados para essas publicações foram retirados do TikTok, onde os usuários johnnyland e nahueldjcol acumularam mais de 214.000 visualizações. Junto com imagens do palestrante na frente do público, os vídeos incluem mensagens como “ Uribismo será investigado por tráfico de drogas” e “Uribe e Duque serão investigados pela ONU por tráfico de drogas e corrupção!!! Promotora de Justiça Barbosa, Martha Lucia Ramirez e Luis Carlos Sarmiento Angulo em apuros ” (sic).
Da mesma forma, a filmagem foi recarregada no Facebook com mensagens semelhantes ( 1 , 2 , 3 , 4 e 5 ), garantindo principalmente que ” Uribe e Duque serão investigados pela ONU por corrupção e narcotráfico “.
Estas afirmações são falsas, porque embora a intervenção seja real e tenha ocorrido no plenário de um órgão da ONU, não se pode concluir que será iniciada uma investigação sobre indivíduos, nem é o que o organismo aprovou para a Colômbia…