Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
GREENSBORO – O ex-presidente Donald Trump disse a seus apoiadores na Carolina do Norte durante uma parada de campanha que ele não é o único que acredita que a eleição presidencial de 2020 foi fraudada contra ele.
“Oitenta e dois por cento do país entende que foi uma eleição fraudulenta”, disse Trump em 2 de março durante um comício no Complexo Greensboro Coliseum. “Você não pode ter um país com isso. Saiu uma pesquisa: 82%. Mas eles vão atrás das pessoas – eles não vão atrás das pessoas que fraudam as eleições, eles vão atrás das pessoas (que estão) procurando. “
Em primeiro lugar, as eleições de 2020 não foram fraudadas e inúmeras análises confirmaram que o presidente Joe Biden obteve 51% dos votos. Os estados certificaram os resultados. O Congresso aceitou os resultados. Trump e seus aliados perderam mais de 60 ações judiciais alegando o contrário. Um grupo de conservadores, incluindo ex-juízes federais, examinou todas as alegações de fraude e erros de contagem de Trump e concluiu que “não apresentaram provas de fraude ou resultados imprecisos suficientemente significativos para invalidar os resultados”.
Ainda assim, Trump apenas ampliou esta falsa afirmação. Será que ele está certo ao dizer que agora 82% dos americanos estão comprando sua linha?..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸