Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um suposto vídeo que mostra o presidente argentino, Javier Milei, referindo-se aos 7.291 idosos que morreram de COVID-19 em Madrid (Espanha) durante a pandemia como “pequenos idiotas” (sic). No entanto, isso é falso. O áudio da peça que circula foi editado com inteligência artificial.
Circula nas redes sociais um suposto vídeo que mostra o presidente argentino, Javier Milei, referindo-se aos 7.291 idosos que morreram de COVID-19 em Madrid (Espanha) durante a pandemia como “pequenos idiotas” (sic).
No entanto, isso é falso. Em seu discurso original, no evento da festa Vox no dia 19 de maio, Milei não pronuncia a frase que lhe é atribuída. O áudio da peça que circula foi editado com inteligência artificial, verificado pelo Chequeado com ferramentas especializadas.
A circulação desta desinformação nas redes sociais ocorreu em plena crise diplomática entre Espanha e Argentina.
Está a circular nas redes sociais um alegado vídeo do discurso do Presidente Javier Milei na Convenção “Europa Viva 24” do partido Vox, durante a sua visita de maio a Espanha . Lá ele é ouvido falando sobre os idosos que morreram durante a pandemia em Madrid.
No texto em questão, que é um corte de 20 segundos, Milei diz: “Li que estão tentando deixar o presidente Ayuso feio por causa dos 7.291 velhos estúpidos que morreram sem assistência porque não tinham seguro privado. E você quer que eu te conte? “Eu a nomearia Ministra da Saúde na Argentina e todos aqueles gastos inúteis com pensões, lares de idosos e medicamentos acabariam”.
No entanto, isso é falso . O áudio do vídeo viral foi modificado e sua edição foi realizada com inteligência artificial, segundo ferramentas especializadas. Além disso, na peça original publicada nas redes sociais com a intervenção completa, o presidente argentino não pronuncia essas palavras em nenhum momento…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷