Falso: O vídeo que mostra a inauguração de uma obra na Universidade Nacional de Tucumán é enganoso

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O que foi inaugurado foi um setor acabado da obra que corresponde à Faculdade de Bioquímica, Química e Farmácia
Os usuários compartilham nas redes sociais o vídeo de um esqueleto de concreto garantindo que é a universidade que Alberto Fernández inaugurou em Tucumán em 11 de julho.

No entanto, o que foi inaugurado foi um setor acabado da obra que corresponde à Faculdade de Bioquímica, Química e Farmácia da Universidade Nacional de Tucumán.

O que se viu nos vídeos virais é outra parte do trabalho naquela Faculdade que ainda está pendente de conclusão. Fotos e vídeos fornecidos pela UNT ao Reverso mostram tanto a ala pronta, com capacidade para abrigar 700 alunos e que começaria a ser usada em agosto, quanto a inacabada.

“A Universidade que Alverso inaugurou em Tucumán!! Assim como o gasoduto!!” , lê-se um tweet que inclui um vídeo de menos de 20 segundos em que se vê uma estrutura de betão abandonada. Mais de 10.000 usuários compartilharam a gravação no Twitter ( aqui, ) e mais de 38.000 curtiram no Instagram ( aqui e aqui ). As imagens também estão circulando no Facebook e no TikTok.

O vídeo viralizou poucos dias após a inauguração do gasoduto Presidente Néstor Kirchner, o que deu origem a uma desinformação já verificada pelo Reverso ( ).

Em 10 de julho, o portal de mídia da Universidade Nacional de Tucumán (UNT) anunciou em sua página no Facebook que o presidente Alberto Fernández inauguraria no dia seguinte a ” I Etapa de Conclusão da Faculdade de Bioquímica”. A publicação detalha que os fundos para a obra foram disponibilizados pelos Ministérios da Educação e Obras Públicas da Nação, estando previsto o lançamento do concurso para a Fase II no final de 2023…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷