Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula um vídeo no qual uma pessoa mostra um convite para a inauguração do Raúl Alfonsín Ateneo e uma carta, supostamente da União Cívica Radical (UCR), pedindo que Massa vote. A carta e o acontecimento são reais, mas não respondem à presidência da UCR, mas sim ao grupo Radicales en Unión por la Patria.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma pessoa mostra um convite para a inauguração do Raúl Alfonsín Ateneo em La Plata, e uma carta, supostamente da União Cívica Radical (UCR), pedindo voto em Massa.
A carta e o acontecimento são reais, mas não respondem à presidência da UCR, liderada pelo ex-candidato à presidência do Juntos pela Mudança, Gerardo Morales, mas sim ao grupo Radicales en Unión por la Patria.
Pablo Nicoletti, presidente da UCR de La Plata, publicou um vídeo contra o ato, onde sustentava que “os radicais de La Plata nunca votarão no Kirchnerismo”. Além disso, as autoridades partidárias nacionais rejeitaram o apelo do UCR para votar num candidato fora do Together for Change.
Um vídeo com o texto sobreposto “é por isso que escolho MILEI ” está circulando no No áudio, uma pessoa diz: “Muito triste. Recebo uma carta com minhas informações do Partido Radical (…) Diz, ‘radicais na Unión por la Patria’, como se apoiasse Massa, Kicillof e Alak.”
Um dos usuários que compartilhou a gravação escreveu: “ Membro radical recebe uma carta do partido dizendo que deve votar em Massa e por isso decide mudar seu voto em Javier Milei . “Avanços da Liberdade.”
Porém, embora a carta seja real, ela não é assinada pelo partido Unión Cívica Radical (UCR) mas sim pelos Radicales en Unión por la Patria , facção da qual faz parte o deputado Leopoldo Moreau (Frente de Todos), e que apoia o Embaixador argentino na Espanha, Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente Raúl Alfonsín…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷