Falso: O vídeo onde Trump alerta sobre a Terceira Guerra Mundial é de 2023 e não é atual, como afirmam em X

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Um vídeo em que Donald Trump , presidente eleito dos Estados Unidos, alerta que “nunca estivemos tão perto da Terceira Guerra Mundial ” não é atual, como afirmam os utilizadores das redes sociais. A gravação é de março de 2023 e faz parte da Agenda 47 , série de propostas eleitorais do ex-presidente. 

O material gráfico é partilhado no contexto da autorização do presidente daquele país, Joe Biden , em 17 de novembro, para a Ucrânia utilizar mísseis de longo alcance norte-americanos contra alvos militares na Rússia .

Recomendamos: Putin alertou sobre o uso de armas nucleares, mas este vídeo é de setembro

“Palavras de Trump. ‘Peço a Putin e Zelensky que se encontrem comigo e resolvam esta terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nunca estivemos mais perto de uma Terceira Guerra Mundial nuclear do que estamos agora. Devemos parar e prevenir a Terceira Guerra Mundial’”, diz uma postagem no X, antigo Twitter, datada de 18 de novembro, que acumulou mais de 63 mil “curtidas”. 

Uma pesquisa reversa no Google Lens com os frames do vídeo da publicação de desinformação nos levou à mesma gravação no site oficial de Trump de 16 de março de 2023 como parte da Agenda 47 . 

Varosha ficou sob o controle do exército turco como parte de um conflito mais amplo que dividiu a ilha em duas: ao sul, a internacionalmente reconhecida República de Chipre , habitada maioritariamente por cipriotas gregos; ao norte, a República Turca do Chipre do Norte , um estado autoproclamado reconhecido apenas pela Turquia…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽