Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Um vídeo que mostra várias pessoas em torno de equipamentos fotográficos está sendo apresentado como um exemplo de propaganda produzida pelo Hamas após o ataque do grupo em 7 de outubro a Israel.
“Esses terroristas estão se fantasiando de soldados JUDEUS para criar vídeos falsos sobre soldados israelenses!” escreveu uma postagem no Instagram de 9 de outubro compartilhando o vídeo. “Falsificando Propaganda!”
Esta postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)
Na verdade, este vídeo foi compartilhado no TikTok em abril de 2022 pelo diretor de fotografia Mohamad Awawdeh. Imagens semelhantes compartilhadas em junho por Awawdeh no Instagram esclareceram na legenda que se tratava de cenas dos bastidores de um curta-metragem palestino sobre Ahmad Manasra , que está preso desde os 13 anos após uma tentativa de condenação por homicídio…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸