FALSO: O vídeo do militar paraguaio espancando um homem é enganoso: a agressão existiu, mas o cidadão não é argentino, mas paraguaio

Isso é enganoso, pois, embora seja verdade que o ataque ocorreu, a vítima é uma cidadã de Ciudad del Este, no Paraguai.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Está circulando no Facebook um vídeo no qual se afirma que um “avô argentino” foi espancado na alfândega paraguaia.

No entanto, isso é enganoso, pois, embora seja verdade que o ataque ocorreu, a vítima é um cidadão de Ciudad del Este, no Paraguai.

O fato ocorreu na Ponte Internacional da Amizade que liga o Paraguai ao Brasil, e o dinheiro que atingiu o homem foi separado para ser investigado por maus tratos.

Está circulando no Facebook um vídeo no qual integrantes das forças armadas paraguaias detêm e um deles agride com força no rosto um homem que havia descido de seu veículo em um controle alfandegário. O texto que acompanha a sequência indica: “Maus tratos a um avô argentino na alfândega paraguaia. Ele não conhecia o Guarani, por isso bateram nele. Que vergonha!!!” (sic). No entanto, embora o espancamento tenha ocorrido e se trate de uma passagem de fronteira, a vítima é uma cidadã paraguaia, não argentina.

Além disso, a própria vítima do ataque contou que se tratava de um típico controle de veículos alfandegários e em nenhum momento disse que foi espancado e detido por não saber falar guarani, conforme indicado no post desinformativo. A Marinha do Paraguai também confirmou em nota oficial que se tratava de um veículo de controle.

O vídeo no Facebook foi compartilhado mais de 23 mil vezes e teve 1,1 milhão de visualizações, segundo dados fornecidos pela própria rede social…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷