Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O vídeo não aparece no site oficial ou nas redes sociais do Exército ou do Ministério da Defesa. Além disso, ambas as organizações confirmaram ao Checked que não fizeram essa ligação e que não é um vídeo oficial.
Um suposto vídeo do Exército circula nas redes sociais com uma voz em off que diz: “Se você é uma mulher trans e tem entre 18 e 29 anos e se você completou o segundo ano de qualquer curso universitário, o Exército Argentino reserva um lugar para você, o quadro de oficiais. Mas isso é falso.
O vídeo não aparece no site oficial ou nas redes sociais do Exército ou do Ministério da Defesa. Além disso, ambas as organizações confirmaram ao Checked que não fizeram essa ligação e que não é um vídeo oficial.
O Exército ainda não cumpre a Lei 27.636 sobre contratação de pessoas trans, pois não conta com nenhuma pessoa desse grupo na força.
Circula nas redes sociais um suposto vídeo do Exército argentino convocando mulheres trans para as patentes de oficial. No entanto, isso é falso: o vídeo não tem o mesmo selo que é usado nos anúncios institucionais do Ministério da Defesa e não aparece no site oficial ou nas redes sociais desse ministério ou do Exército. Além disso, tanto o Ministério da Defesa Nacional quanto o Exército disseram a este médium que a ligação é falsa.
O conteúdo chegou ao número do WhatsApp de Chequeado (+54 9 11 6270 4259) para ser verificado, e também foi compartilhado no Reddit e no YouTube. Através de uma pesquisa no Google , foram encontrados 2 vídeos com 200 compartilhamentos e mais de 210 comentários. O material foi compartilhado na rede social Reddit sob o título ” Exército Argentino com perspectiva de gênero …”, e no YouTube , sob o título “O governo de Alberto Fernandez incorpora mulheres trans como oficiais do Exército Argentino”.
“Se você é uma mulher trans e tem entre 18 e 29 anos e se já completou o segundo ano de qualquer curso universitário, o Exército Argentino reserva uma vaga para você no Corpo de Oficiais (sic)”, diz uma voz. mais no vídeo .desinformando. E continua: “Fazendo um curso de 8 meses você se forma como alferes de uma das 5 armas de combate” (sic). Em seguida, aparecem palavras em letras roxas e rosa onde listadas: infantaria, cavalaria, artilharia, comunicações, engenheiros…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷