Falso: O vídeo do asfalto em chamas não foi filmado na Itália

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 27 de setembro de 2023, o vídeo de uma estrada com buracos de onde sai um líquido fervente. Ao fundo, ouvem-se pessoas falando em espanhol. O vídeo vem acompanhado de um comentário, escrito por quem compartilhou a postagem, que afirma que a cena teria ocorrido naquele mesmo dia em Agnano, um povoado de Nápoles, localizado no bairroCampos Flégreos, área vulcânica no Golfo de Pozzuoli. O mesmo conteúdo foi difundido também no TikTok.

A partir de agosto de 2023 o território dos Campi Flegrei éprestar atenção pelas autoridades devido ao seu Atividade sísmica  de terremoto contínuos.

O conteúdo analisado é enganoso e veicula notícias falsas.

Na verdade, o vídeo em questão não foi gravado em setembro de 2023 na Itália. A filmagem, no entanto, foi originalmente Publicado sem 27 de abril de 2023 no X da conta da agência de notícias equatorianaEquador Comunicação. No post que acompanha o vídeo lemos que a cena mostra os danos à camada asfáltica da ponte Pedro Menéndez Gilbert, na cidade de Guayaquil, Equador, causada por um grande incêndio que atingiu parte da infraestrutura no mesmo dia.

..

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹