Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Depois que um tribunal de apelações decidiu a favor dos funcionários de escolas de Los Angeles que se opunham às determinações de vacinação COVID-19, o candidato presidencial independente Robert F. Kennedy Jr. comemorou nas redes sociais.
“As fileiras dos teóricos da conspiração agora incluem o Tribunal de Apelações do Nono Circuito, que acabou de considerar inconstitucionais os mandatos da vacina Covid porque a vacina não interrompe a transmissão”, escreveu Kennedy em uma postagem no Facebook de 12 de junho . “Não sei, talvez seja o verme cerebral, mas parece que me lembro dos especialistas e das autoridades nos dizerem o contrário.”
Mas a caracterização de Kennedy distorce a decisão do tribunal. Kennedy fez das alegações antivacinas enganosas uma marca registrada de seu trabalho e campanha. A campanha de teorias da conspiração de Kennedy foi a Mentira do Ano de 2023 do PolitiFact .
O Tribunal de Apelações do 9º Circuito decidiu em 7 de junho apenas que o processo movido contra o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles poderia seguir em frente. Ele anulou uma decisão de um tribunal de primeira instância para rejeitar a ação, que foi movida pela organização sem fins lucrativos Health Freedom Defense Fund, que defende contra as determinações de vacinas, e por funcionários que se opuseram à obrigatoriedade de vacinação COVID-19 do distrito…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸