FALSO: O submersível Titan: as 3 desinformações que circularam

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A captura de uma imagem falsa que afirmava ter encontrado o submersível intacto, mas vazio, e os vídeos que indicavam que o vice-presidente do Fórum Econômico Mundial estava lá e outro que afirma que os tripulantes nunca estiveram no submersível e que seria tudo uma conspiração eles são falsos.
Conforme relatado pela Guarda Costeira dos EUA em 22 de junho de 2023, o submersível Titan, que se dirigia para os destroços do Titanic, sofreu uma “implosão catastrófica” na qual seus 5 tripulantes morreram.

Desde que a notícia da busca por Titã chamou a atenção do público, conteúdos desinformantes começaram a circular, incluindo uma captura de imagem falsa alegando que o submersível havia sido encontrado intacto, mas vazio.

Também circularam vídeos desinformativos: um diz que o vice-presidente do Fórum Econômico Mundial estava a bordo e outro que afirma que os tripulantes nunca estiveram no submersível e que tudo foi uma conspiração.

É comum que durante notícias chocantes circulem nas redes sociais conteúdos falsos ou enganosos que buscam desinformar. O caso do submersível Titan não foi exceção. Nesta nota, desmentimos 3 das desinformações que circularam, para que não se deixe enganar.

Conforme relatado pela Guarda Costeira dos EUA em 22 de junho de 2023, o submersível Titan, que se dirigia para os destroços do Titanic, sofreu uma “implosão catastrófica” na qual seus 5 tripulantes morreram . A expedição partiu na sexta-feira, 16 de junho de 2023, de Newfoundland, na costa leste do Canadá, e o submersível iniciou sua descida no domingo, 18 de junho. A comunicação entre a embarcação principal e o submarino foi perdida 1 hora e 45 minutos após a descida , informou a Guarda Costeira.

A bordo do Titan estavam: Hamish Harding, presidente da empresa Action Aviation; Shahzada Dawood, vice-presidente da empresa Dawood Hercules e seu filho; Paul-Henri Nargeolet, um especialista marítimo que trabalha para a RMS Titanic, a empresa que detém os direitos exclusivos dos artefatos do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate, empresa que operava o submersível Titan…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷