Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Usuários de mídia social estão citando uma apresentação desacreditada de uma audiência do comitê eleitoral do Legislativo do Arizona para promover uma alegação infundada de que a governadora democrata Katie Hobbs foi indiciada pelo Senado estadual.
Um vídeo do TikTok de 24 de setembro compartilhou uma captura de tela de uma postagem X que dizia: “QUEBRANDO: O Senado do Arizona apresentou acusações RICO contra Katie Hobbs e outros em violação do RICO ACT-13-2301, incluindo suborno, extorsão, lavagem de dinheiro, drogas tráfico, tráfico de seres humanos, ajuda e cumplicidade com o Cartel de Sinaloa e fraude eleitoral.” (RICO significa Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Racketeers.)
O vídeo do TikTok teve quase 50.000 curtidas até 29 de setembro. A captura de tela que ele compartilhou era de uma postagem excluída de 24 de setembro do Leading Report , uma conta que se autodenomina uma fonte de notícias de última hora e que já espalhou informações incorretas . Não encontramos nenhuma história sobre Hobbs sendo indiciado no site do Leading Report .
A TikTok identificou este vídeo como parte de seus esforços para combater conteúdo inautêntico, enganoso ou falso. ( Leia mais sobre a parceria do PolitiFact com a TikTok.)..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸