Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
É comum que o Rolls-Royce da Guarda Real seja parente de Hitler, mas isso é uma confusão com o SUV Mercedes que o líder nazista deu a Franco em 1940.
A Princesa das Astúrias, Leonor de Borbón, compareceu ao Congresso dos Deputados no dia 31 de outubro para jurar a Constituição. A herdeira viajou para lá em um Rolls-Royce Phantom IV , mesmo veículo que já foi utilizado tanto por seu pai, Felipe VI, quanto por seu avô, Juan Carlos I, em suas respectivas proclamações como reis da Espanha. “Não te contam, mas é o carro que Hitler deu ao ditador Franco”, afirmam muitas publicações nas redes sociais.
Este comentário é repetido regularmente sempre que o rei e a rainha utilizam este veículo para assistir ao desfile militar do Dia Nacional, mas é falso que este Rolls-Royce tenha sido um presente de Hitler a Franco. Trata-se de uma confusão com o veículo todo-o-terreno Mercedes Benz G 4 W31, entregue pelo líder nazi ao ditador espanhol em 1940 e que se encontra atualmente exposto na Galeria das Coleções Reais do Património Nacional, como confirma o instituição. .
A rigor, o Rolls-Royce utilizado pela Princesa Leonor pertence à frota de veículos de transporte de autoridades da Guarda Real e está em serviço desde 1952, sete anos após a morte de Hitler. O veículo off-road alemão é mais antigo, tem seis rodas e não é utilizado para viagens da Família Real.
Isabel Rodríguez, curadora do Patrimônio Nacional e curadora da exposição de veículos da Royal Collections Gallery, confirma a Newtral.es que “em 24 de janeiro de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, o embaixador alemão Eberhard von Stohrer entregou este veículo – o SUV Mercedes – ao ditador Francisco Franco no Palácio Real de Madrid.”..
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸