Falso: O presidente Lula entregou casas populares em cenário falso?

Apurado pelo site E-Farças

Lula aparece em vídeo posando para fotos de entrega de casas populares em cenário montado em estúdio! Será que isso é verdade ou mentira?

O vídeo tem poucos segundos de duração e foi visto centenas de milhares de vezes nas redes sociais, além de ser bastante compartilhado em grupos de WhatsApp, na segunda semana de abril de 2025. Nele, podemos ver o presidente da República posando para fotos na fachada de uma casa popular, mas o que chama a atenção na cena é o teto do local, semelhante a um estúdio, o que parece denunciar que a suposta entrega das casas não passaria de encenação!

Será que o presidente e sua equipe fingiram a entrega das casas populares em um estúdio?

O vídeo é real, mas a história espalhada com ele é falsa!

As imagens não foram gravadas para simular a entrega de casas populares. Na verdade, a sessão de fotos ocorreu durante a abertura da FEICON, Feira Internacional da Construção Civil, um dos principais eventos do setor na América Latina que reúne empresas, profissionais, lançamentos e inovações tecnológicas do mercado. A 29ª edição foi aberta no dia 8 de abril de 2025, contando com recorde de expositores, além da presença do presidente Lula, ministros e diversas autoridades. 

Segundo o perfil oficial da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no TikTok, Lula tirou fotos na frente do protótipo da casa-modelo da Minha Casa Minha Vida, após o Ministro das Cidades anunciar expansão do programa de acesso à moradia:

A casa faz parte de uma área montada dentro do evento, mostrando sugestões de como deveria ser uma rua contemplada pelo projeto Minha Casa Minha Vida:

O vídeo que mostra o presidente Lula posando em frente a uma casa aparentemente cenográfica foi gravado durante a cerimônia de anúncio da expansão do programa Minha Casa Minha Vida, num evento internacional da construção civil! A casa que aparece nas imagens é um protótipo da casa-modelo do programa de fomento à moradia! 

..

Veja a apuração completa no site E-Farças