Falso: O Palácio do Eliseu zomba de um boato que acusa Emmanuel Macron de esconder cocaína

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Usando fotos desfocadas, relatos de conspiração no X tentaram apresentar um lenço usado como se fosse uma sacola de drogas. Uma calúnia recorrente desde 2017.
Às vezes, até as manipulações mais grosseiras são suficientes para provocar uma reação. Na noite de domingo, 11, para segunda-feira, 12 de maio, a conta X do Palácio do Eliseu publicou uma mensagem para explicar que Emmanuel Macron não havia sido filmado ao lado de um saco constrangedor de cocaína, como muitas contas de teóricos da conspiração alegaram no fim de semana.

“Essas informações falsas são disseminadas pelos inimigos da França, tanto no exterior quanto em casa. Devemos permanecer vigilantes contra a manipulação” , denunciou o Palácio do Eliseu em seu tuíte em inglês, enquanto ampliava o suposto pacote de cocaína. “É um lenço para assoar o nariz “, diz a mensagem. No entanto, o executivo geralmente evita responder a rumores particularmente grotescos.

Desde 11 de maio, quando foram publicados vídeos do encontro de Emmanuel Macron com o novo chanceler alemão, Friedrich Merz, e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em um trem para Kiev, vários relatos pró-Rússia acusaram o presidente francês de tentar esconder uma bolsa de drogas dos fotógrafos, citando videoclipes de baixa resolução.

“Uma noite de cocaína com os amigos?” , questionou um relato de conspiração chamado “Véritiste”. “Quando todos os políticos serão testados para drogas?” , protestou um internauta. Outros descreveram a caneta de Friedrich Merz como um canudo e uma “colher de Coca-Cola “. A alegação foi repetida pelo “papa” americano das teorias da conspiração, o empreendedor Alex Jones, que foi condenado em 2022 por chamar um tiroteio em uma escola de “farsa ” . “Todos os três [líderes] parecem chapados “, disse ele.

Amplamente compartilhadas no X, uma rede social que se tornou um antro de desinformação desde sua aquisição por Elon Musk no final de 2022, essas alegações foram, no entanto, rapidamente negadas por muitos observadores, tanto jornalistas de verificação de fatos quanto usuários comuns da Internet. Como o CheckNews rapidamente notou, e como as fotos e vídeos em alta definição atestam , a chamada “bolsa” suspeita é, na verdade, apenas um simples lenço de papel…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷