Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O telejornal foi fabricado a partir de um template de vídeos disponíveis para compra em diversos sites, e cujo conteúdo audiovisual e escrito pode ser editado pelos usuários.
Mais de 10 mil usuários compartilham nas redes sociais um vídeo de um suposto programa de notícias sul-africano que descreve a Argentina como “o país que não queremos ser”.
Mas o telejornal foi fabricado a partir de um modelo de vídeos disponíveis para compra em diversos sites, e cujo conteúdo audiovisual e escrito pode ser editado pelos usuários.
Jornalistas sul-africanos confirmaram ao Reverso que este programa de notícias não existe no país.
“ Os noticiários sul-africanos fazem anotações sobre a falta de gasolina na Argentina dizendo: ‘O país que não queremos ser’ somos a vergonha do mundo. Obrigado Massa ”, lê-se num dos posts que partilha o vídeo no Facebook. Afirmações semelhantes também estão circulando no Instagram , X e TikTok .
Na gravação de 22 segundos, é possível ver o início de um suposto telejornal chamado “Live News”. Em seguida, uma jornalista fala diante da câmera – embora o que ela diz não possa ser ouvido – sobre a legenda, em inglês: “A crise econômica da Argentina antes das eleições”. Abaixo, uma panorâmica mostra diversas fileiras de carros com a placa “Crise argentina: inflação alta e escassez”. Finalmente, lê-se: “O país que não queremos ser”.
No entanto, este suposto noticiário sul-africano é falso. Trata-se da edição de um vídeo disponibilizado numa plataforma template para criação de conteúdos audiovisuais, ao qual foi editado o texto dos rodapés e ao qual foram inseridas imagens das filas de automóveis nos postos de abastecimento…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷