Falso: O mito das alterações climáticas confunde a sua matemática sobre as taxas de CO2

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Os utilizadores das redes sociais estão a relembrar antigas alegações de que os humanos não são responsáveis ​​pelo aumento dos níveis de dióxido de carbono porque as emissões de CO2 não se correlacionam com as concentrações na atmosfera.

Isto é falso. Especialistas disseram à AAP FactCheck que a afirmação é baseada na análise de um gráfico que inclui erros matemáticos significativos.

O gráfico representa as emissões globais de CO2 e os níveis de concentração atmosférica, mostrando que não se correlacionam entre o ano 2000 e 2023 – as emissões aumentam e diminuem, por vezes dramaticamente, enquanto os níveis de concentração aumentam constantemente.

Mas o gráfico é enganador, pois as duas linhas representam matematicamente coisas diferentes – uma taxa versus um montante – e é por isso que não se correlacionam.

A premissa da afirmação foi desmascarada há mais de uma década, mas apareceu em uma página do Facebook de céticos climáticos australianos (arquivado aqui ) em fevereiro de 2024.

O texto na postagem afirma: “Nenhuma correlação detectável entre as emissões humanas de CO2 e a curva crescente de concentração de CO2. O CO2 deve estar aumentando devido à liberação de gases do manto terrestre .”..

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺